quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Richard Wurmbrand - Torturado por Amor a Cristo



Sinopse:
O Pastor Richard Wurmbrand foi o pastor evangélico que passou quatorze anos como prisioneiro dos comunistas, torturado em sua própria terra natal, a Romênia. Poucos nomes são tão conhecidos naquele país, onde ele é um dos mais reconhecidos cristãos, como líder, autor e educador.

Em 1945, quando os comunistas tomaram o poder na Romênia e tentaram submeter as Igrejas aos seus propósitos, Richard Wurmbrand imediatamente deu início a um ministério “subterrâneo” – eficiente e vigoroso – destinado à pregação do Evangelho tanto a seus compatriotas escravizados quanto aos soldados russos que invadiram o país. Foi preso em 1948, com sua esposa, Sabina, que cumpriu pena de trabalhos forçados por três anos, no Canal do Danúbio. O Pastor Richard passou três anos na solitária, sem ver ninguém a não ser seus torturadores comunistas. Depois foi transferido para uma cela comum, onde as torturas continuaram por mais cinco anos.

Devido a sua posição internacional como líder cristão, diplomatas de embaixadas estrangeiras questionaram o governo comunista acerca da segurança de Wurmbrand, dizendo que ele fugira da Romênia. Agentes da polícia secreta, fingindo-se de ex-companheiros de prisão, disseram a Sabina terem assistido ao funeral de seu marido no cemitério da prisão. Recomendaram à família na Romênia e aos amigos de outros países que o esquecessem, porque já estava morto.

Após oito anos e meio de prisão, ele foi libertado e imediatamente retomou seu trabalho com a Igreja Subterrânea. Dois anos depois, em 1959, ele foi preso mais uma vez, e sentenciado a vinte e cinco anos de prisão.

Wurmbrand foi libertado quando de uma anistia geral ocorrida em 1964, e novamente continuou seu ministério clandestino. Levando em consideração o grande perigo de ser preso pela terceira vez, cristãos noruegueses negociaram com as autoridades comunistas sua permissão para deixar a Romênia.

Tradução: Rev. Israel Gueiros Filho.
Ano: 1976
Editora: Publicação da "VOZ DOS MÁRTIRES"

_______________________________

Um livro que marca -- faz sorrir e chorar ao mesmo tempo


É UM LIVRO QUE a gente lê muito rápido, pois o autor traça com fluidez sua história de vida, que é de fato, uma verdadeira aula de humildade, força interior e fé.

Tendo nascido na Romênia, em 1909, Richard Wurmbrand era judeu. [1] Ainda na adolescência foi enviado a Moscou para aprender sobre a "nova religião" do leste europeu, o marxismo. Entretanto, no seu íntimo, ele tinha uma certeza de que, falassem o quanto falassem das 'maravilhas utópicas' daquele regime, ele não conseguia aceitá-las como reais e verdadeiras.

Depois de anos como ateu, ele pressentia em seu íntimo que, de alguma forma, haveria uma resposta -- pois mesmo não acreditando em Deus, uma persistente tristeza o invadia, cada vez que pensava nisso. Era como se a pequena semente do Cristianismo estivesse começando a germinar nele.

E através de um encontro inusitado com um humilde carpinteiro, que fizera uma promessa a Deus de "converter um judeu ao cristianismo", Richard se converteu. Ele relata assim esse capítulo marcante de sua vida:

"Algo irresistível levou-me àquela vila. Nada tinha para fazer ali. A Romênia tem doze mil vilas. Porém eu fui ÀQUELA vila. Vendo que eu era judeu, o carpinteiro me cortejou como nunca uma bela jovem havia sido cortejada. Ele viu em mim uma resposta às suas orações e deu-me uma Bíblia para ler. Eu a havia lido antes várias vezes por motivos culturais. Porém a Bíblia que ele me havia dado era de um tipo diferente. Como me disse depois, ele havia orado horas a fio, juntamente com sua esposa, pela minha conversão e a da minha senhora.
E a Bíblia que ele me deu fora escrita, não tanto com letras, mas com chamas de amor ateadas por suas orações. Eu mal podia lê-la. Apenas chorava sobre ela, comparando minha vida má com a vida de Jesus; minha impureza com Sua pureza; meu ódio com Seu amor; e Ele me aceitou para ser um dos Seus! Logo depois minha esposa também se converteu." (Wurmbrand, 1976, pag. 9 - arquivo PDF).

Em agosto de 1944, os russos entraram na Romênia e depois disso, o regime comunista assumiu o controle do país. Foi uma das mais ferrenhas lutas que Richard enfrentou, quando se viu face a face com dois lados da mesma moeda: de um, o de cidadãos russos comuns, gente simples e ingênua, que não eram maus de fato, apenas obedeciam ordens; e de outro lado, o dos verdadeiros psicopatas comunistas, aqueles líderes e chefes, que conheciam as religiões do mundo e sabiam que, segundo Marx, deviam ser abolidas, custasse o sangue que custasse.

Mapa mostra como o neocomunismo está se alastrando rapidamente pelo planeta, sob nova denominação: democracias


Richard, já sendo pastor por essa época, conta como era tentar converter um russo:

"Meu desejo de testemunhar aos russos já foi consumado. Sua realização começou nos tempos nazistas, porque tínhamos na Romênia muitos milhares de russos como prisioneiros de guerra e podíamos fazer trabalho evangelístico entre eles. Era um trabalho dramático e muito comovente. Nunca me esquecerei do meu primeiro encontro com um prisioneiro russo. Ele me havia dito que era engenheiro. Perguntei-lhe se cria em Deus. Se ele houvesse dito "não", jamais me incomodaria tanto. É direito de cada homem crer ou descrer. Porém quando lhe perguntei se cria em Deus, ele levantou os olhos para mim, sem me entender, e disse: "Não tenho ordem militar para crer. Se eu tiver uma ordem, crerei".
Lágrimas correram no meu rosto. Senti meu coração quebrantado. Diante de mim estava um homem com uma mente morta, um homem que havia perdido o maior dom que Deus dera à humanidade — o de ser um indivíduo. Ele havia passado por uma lavagem cerebral e se tornado um instrumento nas mãos dos comunistas, preparado para crer ou não em uma ordem." (Wurmbrand, 1976, pag. 10 - arquivo PDF).

Hoje em dia poderíamos achar isso até mesmo engraçado, se não soubéssemos o que esses povos sofreram, por terem abdicado de todo a sua individualidade, à força de uma ideologia nefasta, bruta, destrutiva. O que esse regime maldito fazia às pessoas de mal, o Reverendo Wurmbrand tentava, com seu trabalho incansável e piedoso, reverter. Converteu muitos russos, apesar das armadilhas dos comunistas.

Segundo Wurmbrand, os novos governantes comunistas da Romênia logo se aperceberam de que (exatamente como acontece hoje, em países cristãos) era preciso vestir uma "pele de ovelha" para conquistar aquela gente simples e cristã. Logo, logo, iniciaram as "seduções" ou seja, fizeram um congresso para todos os religiosos do país. Em pouco tempo, 4000 mil padres, pastores e líderanças religiosas estavam fazendo um juramento, no qual assumiam-se comunistas, "porque o Comunismo e o Cristianismo" eram basicamente a mesma coisa.



Enquanto Stalin matava, torturava e destruía igrejas e cristãos de um lado, os líderes cristãos dos países conquistados juravam fidelidade ao mesmo regime satânico, de outro...

Richard não se rendeu a isso, não se deixou ludibriar nem comprar com falsas promessas. Criou a "Igreja Subterrânea" [2], onde passou a pregar o Cristianismo, tanto a russos, quanto a cidadãos romenos impedidos de ir à igreja.

Foi preso diversas vezes, e em todas as vezes, torturado. Sofreu de todas as formas imagináveis e inimagináveis, sofreu lavagem cerebral, viu companheiros de cela morrerem diante de seus olhos, e assim mesmo, NUNCA renegou sua fé diante dos comunistas.

O livro é de uma força emotiva enorme, pulsante de vida. Nos faz repensar sobre nossa força interior, a religião cristã, o amor que Deus nos inspira e o quanto os regimes totalitários de esquerda podem destruir vidas e mentes.

Alguns dos trechos que nos alertam sobre o quanto a doutrinação marxista pode alienar e até, de certa forma, 'emburrecer' uma pessoa, é este, onde ele conta sobre um casal de oficiais russos que, interessados em conhecer o Evangelho, foi convidado para jantar com o Rev. Wurmbrand e sua família:


"Não foi fácil falar-lhes. Contei-lhes a parábola do homem que tinha cem ovelha se perdeu uma. Não entenderam. Perguntaram: "Como é que ele tem cem ovelhas? Porventura a fazenda comunista ainda não as tomou?". Afirmei-lhes que Jesus é um Rei. Responderam-me: "Todos os reis foram homens ruins que tiranizaram o povo e Jesus também deve ter sido um tirano". Quando lhes contei a parábola dos trabalhadores na vinha, disseram: "Bem, estes fizeram muito bem em se rebelar contra o dono. A vinha tem de pertencer à coletividade". Tudo lhes era novo. Quando lhes contei a respeito do nascimento de Jesus, perguntaram-me (o que na boca de um ocidental seria uma blasfêmia): "Era Maria a esposa de Deus?".
E assim entendi pela conversa com eles e muitos outros, que para pregar o Evangelho aos russos, depois de tantos anos sob o Comunismo, devemos usar uma linguagem totalmente nova."

Um vídeo (embora existam vários sobre esse grande homem de fé) que vocês podem conferir no YouTube ESTÁ AQUI.


A família de Richard também sofreu, enquanto ele estava preso. Todas as torturas pelas quais ele, a esposa Sabina e seus filhos passaram estão descritas no livro, que é digno de um grande filme -- um filme merecedor de todos os prêmios. É uma verdadeira saga de persistência, paciência, fé e honestidade.

E também um testemunho de que o Cristianismo, o verdadeiro (não o falso cristianismo vermelho, adotado hoje em dia por pessoas como Frei Betto, padres progressistas e "alegrinhos" que não tem nenhum compromisso com a fé, apenas com sua performance e seu reality show diante de câmeras de tevê), é a única força capaz de deter o comunismo, o socialismo, as tiranias globalistas em todos os seus matizes.

Um livro que TODOS deveriam ler, inclusive os esquerdistas. Apenas para tirarem suas próprias conclusões e ver se, de fato, as atuais democracias sociais (socialismo / comunismo com outro nome) valem a pena.


___________
NOTAS:
[1] Um site completo sobre o autor está nesse LINK AQUI:
[2] IGREJA SUBTERRÂNEA e resumo biográfico de Richard Wurmbrand: https://www.revistaimpacto.com.br/biblioteca/uma-vida-de-impacto-a-voz-da-igreja-subterranea/

0 comentários:

Postar um comentário